Pulga e carrapato: como prevenir seu cão de forma natural e saudável.
Fala, my friends!!! Se você, assim como eu, tem um dálmata (ou qualquer outro cão), sabe o quanto é importante mantê-lo protegido e longe de pulgas e carrapatos. Hoje, vamos falar sobre uma solução contra estes parasitas, que uso muito aqui em casa, com o Bóris, e é natural e saudável: um repelente..
A proteção contra estes parasitas vai além da saúde do cachorro, afinal, ninguém merece encontrar, dentro de casa, pulgas e carrapatos, concorda? Portanto, este cuidado (ou não) afeta a vida de quem convive com o animal.
Por que eu não uso remédios ou coleiras, por exemplo?
Enquanto esses produtos químicos podem até matar pulgas e carrapatos, eles também podem causar irritações na pele e outros problemas de saúde a longo prazo.
No caso dos remédios palatáveis, as pulgas e carrapatos sobem no animal do mesmo jeito, e pior (ao meu ver)... Podem ficar grudados na pele. O que acontece é que quando o parasita pica o seu cachorro, ele entra em contato com o principio ativo do medicamente, que está circulando na corrente sanguínea do cão, e assim, o parasita morre.
Já as coleiras, elas afastam o paratida do cachorro, mas deixam sobre a pele e pelo do animal vestígios do produto, que é algo bem forte e quimíco, prejudicando sua pele, pele e mais... Deixando vestígios onde o animal enconsta.

Como funciona o repelente a base de neem e porque prefiro usá-lo?
Primeiramente, vamos entender o que é neem. Neem é uma planta nativa da Índia, conhecida por suas propriedades medicinais e repelentes. O óleo de neem é um inseticida natural, eficaz contra pulgas e carrapatos, sem os efeitos colaterais nocivos dos produtos químicos.
Os repelentes à base de neem funcionam de forma diferente das coleiras e remédios tradicionais. Além deles não terem nenhum produto químico em sua composição, eles "espantam" as pulgas e carrepatos de forma mais eficiente, não permitindo que os parasitas fiquem nos pelos do cachorro e, em seguida, o pique.

Mas cuidado: nem todo repelente é saudável e nem todo repelente a base de neem é natural. É importante que você leia o rótulo do produto e opte por uma marca que tenha em sua composição produtos naturais. Eu uso um que, além disso, é vegano, produzido longe de agrotóxicos, tornando-o ainda mais natural.
O neem vai além da prevenção contra pulgas e carrapatos
Os repelentes à base do neem não apenas mantêm pulgas e carrapatos longe do cachorro, mas também nutrem a pele e o pelo deles. Além disso, esses produtos são biodegradáveis e seguros para o meio ambiente. Então, ao escolher neem como um preventivo para o seu cachorro, você está cuidando dele e do planeta!
Para usar é bem simples: Dilua algumas gotas em água, se comprou o produto puro, e aplique na pele do seu cachorro. É uma forma prática eficiente de manter pulgas e carrapatos bem longe. Você encontra o óleo de neem em lojas de produtos naturais ou até em alguns pet shops.

Se você gostou dessas dicas e quer acompanhar mais sobre a rotina e cuidados que tenho com o Bóris, siga a gente no Instagram @eutenhoumdalmataboris. Lá compartilho nossa rotina, cuidados e dicas com nossos friends.