Como dou banho no cachorro de forma segura e saudável para a pele.
Como são os banhos no cachorro por aí, my friend? Por aqui é super tranquilo e uso algumas estratégias que fazem toda a diferença tanto no comportamento quanto na saúde da pele do Bóris, afinal, já sofremos MUITO com alergias extremas de pele, e banhos potencializavam isso.
Dar banho no cachorro é sempre um assunto polêmico, principalmente quando falamos de cães que vivem dentro de casa. Além da higiene, é importante que este momento seja de conexão e cuidado entre cachorro e dono.
Mas você sabe como tornar esse processo seguro e saudável para a pele do seu cachorro? Vem comigo que eu te conto!
Banho no cachorro: cuidados essenciais
O ponto de partida que você deve ter é que os cão não precisam de tomar banho NUNCA! Sim! Isso é um fato e um comportamento que nós, humanos, aplicamos neles. Por que estou te dizendo isso? Porque entender que quanto menos banhos você der no seu cachorro, melhor será para a saúde geral dele.
Uma estratégia que uso com frequência por aqui, com o Bóris, meu Dálmata de 6 anos que vive dentro de um apartamento, é o paninho úmido borrifado com álcool ou vinagre. Escovo seus pelos antes e passo este pano nele em seguida, para eliminar a poeira e ter minha mente mais "tranquila" pra deixá-lo subir na cama ou sofá.

Essa dica ajuda e evita problemas gerados por banhos em excesso. Além disso, evita também problemas de comportamento, afinal, este momento não é muito agradável para eles e acaba deixando-os ansiosos.
Dica do banho apenas com água
Essa outra dica também nos salva muito durante a semana. Como deixo que o Bóris tenha comportamentos naturais durante o passeio, como cavar, roer e rolar no chão, nem sempre apenas o pano úmido resolve, portanto, quandochegamos em casa e ele está sujo demais, vamos direto para o chuveiro tomar um banho e uso apenas água.

"Como assim banho apenas com água?"
Sim, my friend, a ideia é apenas tirar a poeira do corpo e mesmo o Bóris tendo um pelo branco, apenas a água resolve bem o "problema." É claro que em certas partes do seu corpo, como as patas e em volta do focinho, apenas a água não elimina 100% os "encardidos". Mas, o que aprendi é que nessa vida não podemos ter duas coisas boas ao mesmo tempo, então, entre um cachorro com a pele sem alergias e um cachorro com os pelos "sujo" eu escolho a segunda opção.
Abaixo, confira algumas dicas sobre determinadas situações durante um banho no seu cachorro que devemos ficar atentos:
1. Preparação é a Chave
Certifique-se de que você tem todos os suprimentos à mão e evite ficar saindo para pegá-los no momento do banho. Ah, e nunca se esqueça de verificar a temperatura da água – morna ou fria é o ideal para que seu cachorro para sua saúde como um todo. Nunca use água quente.
2. Dessenssibilize a situação
No caso de cães com medo, torne este momento positivo. Primeiro, coloque o animal no box do banheiro ou na região que será o banho e vá oferecendo petiscos a ele. Tente isso por alguns dias antes do banho de fato, para que ele entenda que o local é seguro e positivo. Só depois que sue comportamento estiver ok no lugar, dê o banho e depois o recompense com petiscos também.
3. Cuidado com os ouvidos e olhos
Durante o banho no cachorro, é vital proteger os ouvidos e olhos para quem usa produtos como shampoo ou sabonetes. Água e shampoo podem causar irritações, então, use algodão para bloquear a entrada de água nos ouvidos e evite aplicar shampoo diretamente na cabeça.
4. Cuidado com os produtos
Existe muito produtos no mercado que dizem ser saudáveis para os cães, mas não são. Por aqui, nos casos extremos que vou precisar usar shampoo ou sabonete, uso o de glicerina, que agride menos a pele. Eles são bem "baratinhos" e encontra-os em mercados e farmacias humanas. Cuidado com as pegadinhas de produtos específicos para pets que são caros. Sempre pergunte o veterinário antes.
5. Petshops para banhos
Eu, particularmente, não sou fã de levar o cachorro em pets para banhos, porque isso sempre gera estresse ou ansiedade nos cães, mas entendo que para cães com pelos longos acaba sendo difícil dar banhos em casa. Uma dica é tentar participar do banho e sempre recompensar o cão quando terminar.
Não se esqueça de fazer desse ritual um hábito menos regular possível, assim, a pele e pelos do seu cachorro serão gratos. Por aqui, banhos com produtos químicos como shampoos e sabonetes, mesmo o de glicerina, é feito no máximo de 15 em 15 dias. Sinceramente? Nem me recordo da última vez que usei no Bóris, porque já tem meses que não uso.
Ajustando a frequência de acordo com as necessidades do seu cachorro e de forma conciente, tudo se resolve. E lembre-se, cada cachorro é único, então ajuste esses passos conforme o comportamento e as necessidades do seu pet. Até a próxima e nos sina no Instagram @eutenhoumdalmataboris