10 raças de cachorro que não combinam com quem ama sofá
Se você é fã de maratonar séries aos fins de semana e adora passar longas horas relaxando no sofá, mas tem vontade de ter um cachorro em casa, saiba que nem todas as raças de cachorro são compatíveis com esse estilo de vida. Algumas têm níveis de energia tão altos que podem transformar sua sessão de Netflix em uma verdadeira corrida de estresse pela casa. Neste artigo, vou listar as 10 raças de cachorro que mais exigem atenção, atividades e exercícios para você que ama uma preguiçinha fugir delas. Acredita: algumas você ficará surpreso, diante do tamanho.
Por que entender sobre a raça de cachorro importa?
Os cães têm necessidades comportamentais e físicas individuais. Porém, se você tem conhecimento sobre as necessidades gerais de determinadas raças, isso determina a rotina que você deve criar para o cão que levará para casa. No caso dos SRD (vira-latas), o ideal é que nos baseemos nas semelhanças dele com determinadas raças para estabelecer um "padrão" de rotina.

Raças de alta energia possuem cérebros mais ativos, liberando endorfina e dopamina quando realizam tarefas físicas ou mentais. Negligenciar essas demandas pode gerar tédio, ansiedade e, como vemos com frequência, comportamentos destrutivos e agressivos. Confira abaixo algumas raças que exigem uma demanda alta de gasto enérgico:
1. Border Collie
Conhecido como o “gênio” do mundo canino, o Border Collie é altamente inteligente e cheio de energia. Por se tratar de um cão da categoria partoreira, ele precisa de desafios mentais e exercícios diários intensos para se manter tranquilo dentro dentro casa. São conhecidos como "cães incansáveis" e para muitos, comparados a um robô.

2. Pastor Alemão
Além de ser ativo, o Pastor Alemão é extremamente focado em trabalho. Longas caminhadas, adestramento e tarefas específicas são indispensáveis para ele. Assim como os Borders, apenas passeios diários não o sustenta, portanto, você vai precisar de vários enriquecimentos ambientais ao longo do dia.
3. Beagle
Cheio de curiosidade e energia, o Beagle é movido pelo faro. Ele adora explorar, e a vida sedentária simplesmente não é para ele. Devido ao seu porte, essa raça é super negligenciada porque muitos tutores acreditam que são tranquilos criá-los dentro de casa, mas, se você é alguém do "mood preguiça" evite ter um Beagle, viu?

4. Dálmata
Sim, nossos amados pintados... Eles são enérgicos e precisam de exercícios diários para evitar comportamentos destrutivos. São cães supercuriosos, adoram corridas e brincadeiras, o que exige sempre atenção de quem está ao redor. Além disso, os Dálmatas são cães muito sensíveis a sons; se não forem treinados adequadamente, podem se tornar medrosos e agressivos.

5. Husky Siberiano
Com uma energia quase inesgotável, o Husky é uma raça que adora correr e explorar. Conhecidos como cães da neve, eles possuem em sua genética as longas caminhadas, puxando trenós no gelo. Deixá-lo parado pode resultar em comportamentos clássicos de estresse, destruindo a casa como forma de alívio da energia acumulada.

6. Labrador Retriever
Embora sejam amorosos e leais aos da casa, os Labradores têm energia de sobra e precisam de espaço e atividades constantes para não ficarem entediados. Se você mora em um apartamento pequeno, vai precisar de uma rotina bem estruturada para gasto enérgico.

7. Golden Retriever
Sim, eles são adoráveis e super carismáticos! Mas esses cães também precisam de muito exercício físico diário e mental para gastar toda a energia acumulada. São cães nadadores, com muita resistência física e não combinam com tédio e preguiça em casa.

8. Lulu da Pomerânia (Splitz Alemão)
O Lulu da Pomerânia é descende de cães de trabalho do Ártico, ou seja, alerta, inteligente e ativo. Apesar da sua pelagem e seu tamanho ter criado um esteriótipo de "cão fofinho", essa raça possui bastante energia e ficar sem passeios todos os dias e demandas de enriquecimento ambiental em casa não é a melhor opção. São cães que caso não estejam emocionalmente equilibrados, tendem a latir muito, o que acaba se tornando um grande problema.

9. Australian Cattle Dog
Outra raça bastante negligenciada por conta do seu tamanho, os "cães australianos" são criados para pastoreio. Este cão tem energia suficiente para passar o dia inteiro em movimento. Netflix? Só se for depois de uma longa sessão de atividades física no parque e passeio farejando muito por aí...

10. Boxer
Com uma energia contagiante, o Boxer é um cão super brincalhão e precisa de interação frequente para se sentir realizado. São cães que amam participar tudo e mesmo tendo um fucinho mais curto, o que exige cuidados com a respiração, possuem muita energia.
Raças de cachorro precisam combinar com seu estilo de vida
Cães de alta energia não são ideais para quem busca uma vida tranquila no sofá. Principalmente, engana-se quem acha que é o cachorro que precisa se adequar à vida dos tutores. Eles são animais com necessidades básicas e irracionais; portanto, o ser inteligente e pensante da relação é você. Logo, é preciso ter muito conhecimento sobre a raça que deseja ter antes de tê-la de fato, viu, friend? Mas isso não significa que essas raças sejam menos amorosas; pelo contrário, suas necessidades físicas e mentais devem ser levadas a sério para garantir um convívio saudável e cães emocionalmente equilibrados dentro de casa.
Curtiu a lista? Conheça mais sobre o mundo dos cães acompanhando o Instagram @eutenhoumdalmata e inscreva-se no canal do YouTube @eutenhoumdalmata para dicas, curiosidades, comportamento, saúde e muitas histórias divertidas sobre esses animais que amamos. Nos vemos lá!